quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Fallen in the Library #13 Histórias extraordinárias

Título original: Extraordinary tales
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Companhia de Bolso
Gênero: Contos/mistério
Páginas: 269
Ano: 1809-1849
País: Estados Unidos
SinopseO homem sempre sentiu medo, sobretudo daquilo que não pode entender,do incerto e — porque não dizer — do proibido. Talvez por isso o horror tenha algo que nos afaste, mas que também nos atraia e nos deixe fascinados. E foi desbravando essa estranha e ambígua sensação que o contista, crítico e poeta norte-americano Edgar Allan Poe se consagrou como um dos mestres do gênero do terror e o pai da literatura policial. Ambientes sombrios, ruas desertas, esquinas escuras, mansões malditas, assassinatos misteriosos e personagens sobrenaturais compõem a atmosfera gótica que tanto marcou suas histórias de terror. Poe detém o poder de envolver o leitor desde a primeira frase. Ele nos conduz pelo conto, deixando escapar apenas o que devemos saber naquele momento, mantendo o suspense até o desfecho invariavelmente inesperado. Mas suas fina ironia, seu sarcástico humor e suas inigualáveis lógicas e sagacidade também são elementos que cunharam a obra desse homem que influenciou de forma decisiva o conto moderno de horror. Ler as histórias de Edgar Allan Poe nos faz regressar aos tempos de infância, em que os maiores medos despertavam o horror, mas também deixavam um estranho desejo de sentir o corpo arrepiar, só mais uma vez. Uma experiência inigualável.

Acho que todo leitor em algum momento ouviu falar em Edgar Allan Poe, não é? Bem, depois que vi o filme O Corvo, que fala sobre a vida dele, fiquei louca para ler algo escrito por esse que é considerado um grande gênio do suspense e do terror.
A escrita do Allan Poe é realmente incrível, o vocabulário é muito bem escolhido e o texto consegue prender a atenção e envolver o leitor. O único problema é que eu esperava sentir medo com o livro. Por mais absurdas que as histórias fossem, mas mais oportunidade que o Edgar tivesse de deixar o leitor tremendo, no final, sempre acontecia algo que quebrava todo o encanto, todo o terror da história. Isso me decepcionou MUITO. De qualquer forma, vale muito a pena ler o livro, se você não esperar terror deles, com certeza irá ficar admirado com a imaginação do autor.
A diagramação da minha edição é bem simples, por ser de bolso, as folhas são amareladinhas e a fonte é pequena, mas de um tamanho ainda agradável à leitura, também não me lembro de nenhum erro gritante de digitação/revisão no livro.

Um comentário:

  1. Oi Carol! =)

    Acredita que descobri o Poe a pouco tempo? E nem foi através de livro, foi pela série The Following.. me apaixonei!

    Bjs,
    Blog Geek & Pop

    ResponderExcluir

Por favor, respeite a política de comentários e não faça spam! Comentários do tipo "segue de volta?" "conheça meu blog" e similares serão deletados imediatamente e não retribuídos. Leia meu post e faça um comentário pertinente sobre ele e deixe seu link para que possa retribuir.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos