terça-feira, 21 de maio de 2013

Fallen in the Studio #9 Heavy Metal e Hard Rock Britânico.


Hoje vamos falar sobre a tríade do Hard Rock  e Heavy Metal Britânico.
Black Sabbath.



No ano de 1968, em Birmingham, Reino Unido nascia o Black Sabbath. Com sua formação original composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Lommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). Embora o grupo seja considerado hard rock, Butler definiu o estilo uma vez como “um blues pesado e distorcido”. A banda é uma das pioneiras no heavy metal, tendo influências cruciais no desenvolvimento na definição do estilo.

Tudo começou em 1966, em Aston, quando o guitarrista Anthony “Tony” e o baterista William “Bill” Ward (ambos do grupo Mithology) encontraram um anúcio de um cantor que queria encontrar músicos para sua banda. O tal cantor era nada mais, nada menos que Jonh “Ozzy” Osbourne que já havia estudado com Tony. Ozzy decidiu levar até sua casa dois músicos que já havia tocado com ele na banda Rare Breed : o guitarrista Terence “Geezer” Butler e Jimmy Phillips.

Depois de um tempo o grupo escolheu o nome Polka Tulk Blues Band encurtado depois de Polka Tulk, nessa época seu repertório era principalmente blues. Mais tarde Clarke e Phillips deixam o grupo, o restante mudo o nome para Earth e o seu repertório passa ter covers de Jimi Hendrix, Blue Cheer e The Beatles.
Em 1968 é lançada a primeiro demo do grupo, com isso é ganho algum êxito no espaço de pubs britânicos que permitiu que o grupo fizesse o nome no exterior, também graças ao gerente Jim Simpson. Depois de um curto período, o nome da banda é mudado novamente, pois já havia outro grupo com o mesmo nome. A escolha do novo nome veio de Butler, um grande fâ do romance de “magia negra” e “terror’ de autores como Dennis Wheatley”. Butler tinha assistido a um filme de terror italiano do diretor I Ter Volti Della Paura (As Três Máscaras do Terror) de 1963, mas foi exibido na Inglaterra e nos Estado Unidos como Black Sabbath.

De lá pra cá muita coisa aconteceu, porém vamos ao que interessa. O álbum mais famoso da banda foi Paranoid de 1970, que foi lançado no dia exato da morte de Jimi Hendrix. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no rock and roll Hall of Fame, e até hoje é considerado por ser um marco inicial do heavy metal.



Em minha humilde opinião esse é um dos melhores álbuns de heavy metal da história, desde primeira faixa até a última heavy metal, hard rock com bastante influência no blues. Algumas faixas se destacaram mais do que outras pelo menos pra mim, porem não tem do que reclamar do álbum.

Então vamos começar pela faixa de abertura “War Pigs” (Com um instrumental muito bom, além claro do tema), a próxima é um dos clássicos do Sabbath “Paranoid” (Particularmente adoro essa musica, curto muito o solo de guitarra, com uma boa influência do blues), “Planet Caravan” (Essa daqui é bem mais calma, tem uns instrumentos de percussão e vocal bem legal), “Iron Man” (Considerada por muitos com a melhor música do grupo, nem preciso dizer nada né ?), “Faires Wear Boots” (Com uma introdução memorável, show de bola) e “Electric Funeral”(Com riff bem marcantes, além da vocal do Sr Osbourne).

Deep Purple.
  

No ano de 1968 em Hertfordshire, Inglaterra é formada o Deep Purple. A banda passou por diversas mudanças de formação, além de um hiato de oito anos (1976-84). As formações do período 1968-76 foram comumente chamadas de fases I, II, III e IV. Sua segunda formação, a mais bem-sucedida comercialmente, contou com Ian Gillan (vocal), Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclado), Roger Glover(baixo) e Ian Paice (bateria).

Essa formação foi até os anos de 1969 a 1973, e foi reunida de 1984 a 1989 e, brevemente, em 1993. A marca do grupo é uma mistura de guitarra e teclado, com riffs simples e fortes e solos vigorosos. A banda também foi listada pelo Livro Guiness dos Recordes "como a banda com o som mais alto ao vivo no mundo", e venderam mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo.

Tudo começou em 1967, quando o ex-baterista do The Searchers Chris Curtis conectou o empresário de Londres Tony Edwards para montar uma nova banda. O novo grupo de Chris iria ser chamar Roundabout, o primeiro músico a topar a ideia foi o tecladista Jon Lord, colega de Curtis nos The Flowerpot Men, onde também tocava o baixista Nick Simper.

No final dos anos 60, Chris decide sair devido a alguns problemas. Daí o grupo acha o guitarrista Ritchie Blackmore, que conhecia o baterista Ian Paice que trouxe um colega da The Maze Rod Evans para ser o vocal que estava faltando. Em fevereiro de 1968, depois de queimar pestana em uma lista de nomes que incluía o pomposo Orpheus, acabou vencendo o título da música favorita da avó de Blackmore: Deep Purple.

Com mais de sete formações o grupo lança em 1972 Machines Head, o álbum que mais marcou a carreira da banda, e que é considerado por muitos como o melhor.

 
As faixas que mais se destacaram pra mim foram “Highway Star” (Que começou a ser criada dentro de um ônibus, quando um jornalista perguntou como eles criavam suas músicas. Blackmore disse: "assim", e começou a tocar um riff agitado. Gillan entrou na farra e começou a improvisar uma letra: "We're on the road, we're on the road, we're a rock'n'roll ba-and!". Eu particurlamente gostei do seu instrumental), outra faixa bem legal é “Smoke On The Water” (Que conta a história interia da gravação do álbum, além disso essa a melhor faixa do disco, eu adoro esse riff) e por ultimo “Lazy” (Com um instrumental que da inveja,  curti todos os demais instrumentos, porém a guitarra virtuose pura).

 Led Zeppelin.


Em setembro de 1968, na cidade de Londres formava o grupo, que consistia no guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e no baterista John Bonham. A banda é reconhecida como um dos progenitores do hard rock e heavy metal, com um som pesado de guitarra e com blues rock, o grupo se tornou destaque.

Tudo começou em 1966 quando Jimmy Page juntou-se a banda The Yardbirds, para substituir o guitarrista Paul Samwell-Smith. Junto com Jeff Beck criaram uma dupla e tocaram guitarra juntos, em outubro de 1966 Beck sai do grupo. No mesmo ano Page decidiu formar um novo grupo com Beck nas guitarras, Keith Moon e John Entwistle do The Who na bateria e baixo os vocalistas Steve Winwood e Steve Marriott também foram considerados para o projeto. O grupo nunca foi formado, embora Page, Beck e Moon tenham gravado uma música juntos em 1966, "Beck's Bolero”, em uma sessão que também contou com o baixista e tecladista John Paul Jones.

Em julho de 1968 em Luton College of Technology, em Bedfordshire. Os The Yardbirds fizeram seu último show, Eles ainda estavam empenhados em fazer diversos concertos na Escandinávia, para o baterista Jim McCarty e o vocalista Keith Relf autorizaram Page e o baixista Chris Dreja a usar o nome de "The Yardbirds" para cumprir as obrigações da banda. Page e Dreja começaram a tocar guitarra juntos. A primeira escolha de Page para um vocalista era Terry Reid, mas Reid recusou a oferta e sugeriu Robert Plant, um jovem cantor de Stourbridge que estava no Band of Joy e no Hobbstweedle. 14 Plant finalmente aceitou a oferta, recomendando o baterista do Band of Joy John Bonham.

Depois que Dreja saiu seu cargo foi ocupado por Jonh Paul Jones, que já havia tocar com Page. Os quatro tocaram juntos pela primeira vez em uma sala abaixo de uma loja de discos na Gerrard Street, em Londres. Antes de sair para a Escandinávia o grupo participou de uma sessão de gravação para o álbum Three Week Hero, de P.J. Proby. A faixa "Blues Jim" do álbum, com Plant na gaita, foi a primeira faixa de estúdio a apresentar todos os quatro membros do futuro Led Zeppelin. A banda completou uma turnê pela Escandinávia como The New Yardbirds, em 7 de setembro de 1968. Mais tarde, naquele mês, eles começaram a gravar seu primeiro álbum, que foi baseado em seus concertos ao vivo. O álbum foi gravado e mixado em nove dias, e Page cobriu os custos. Após a conclusão do álbum, a banda foi forçada a mudar seu nome após Dreja emitir uma carta de anulação, afirmando à Page que foi permitido apenas o uso do apelido de New Yardbirds para os concertos escandinavos.
O nome da nova banda foi escolhido, e considerou que Moon e Entwistle haviam sugerido que o supergrupo com Page e Beck cairia como um "balão de chumbo", uma expressão para resultados desastrosos. O grupo deixou cair o "a" em lead por sugestão de seu empresário, Peter Grant, de modo que aqueles não familiarizados com o termo não pronunciassem "leed". A palavra "balão" foi transformado em "Zeppelin", talvez um exagero de humor, e Page imaginou o nome como uma combinação perfeita de combustibilidade leve e pesada de graça. Depois dessa longa história, vamos falar do álbum que mais marcou a carreira do grupo. No ano de 1971 é lançado Led Zeppelin IV.



É um dos álbuns mais vendidos da história, com mais de 23 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos, e da sua enorme popularidade cimentou o status de superstars do Led Zeppelin na década de 1970.45 As vendas a nível mundial estimam-se para cerca de 37 milhões de cópias, sendo outro álbum que está presente na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

As faixas que mais se destacaram pra mim foram “Black Dog” (O instrumental e o vocal é bem marcante nessa música, perfeita), “The Battle Of Evermore” (Com a letra inspirada em O Senhor dos Anéis, essa aqui tem uma harmonia bem melódica), e também os dois grandes clássicos do grupo: “Rock and Roll” e “Stairway To Heaven” (Que foram considerados por muitos como as obras-primas do grupo).

- Jefferson Arcanjo

Um comentário:

  1. TUDO o que eu escuto no meu dia-a-dia. Faço tudo ouvindo isso. Só não consigo ler ouvindo essas musicas, pq eu começo a viajar, abstrair, enfim...
    Adorei!!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Por favor, respeite a política de comentários e não faça spam! Comentários do tipo "segue de volta?" "conheça meu blog" e similares serão deletados imediatamente e não retribuídos. Leia meu post e faça um comentário pertinente sobre ele e deixe seu link para que possa retribuir.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos