terça-feira, 14 de maio de 2013

Fallen in the Studio #8 Uma bela dose de terror, com um pouco de progressivo e psicodélico.

Oi, gente.
Então, o blog não teve atualizações durante o fim de semana porque o lindo (insira seu xingamento favorito aqui!) do Gustavo não cumpriu com o cronograma da coluna dele. A verdade é que meus colunistas andam me irritando um pouco (muito, pra caramba) com isso, mas tudo será resolvido em breve (cabeças rolaram...). 
Beijos e até amanhã
- Carol Sophie
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Em 1968, nascia uma das bandas que mudariam um pouco o cenario do rock 60, essa banda foi a Alice Cooper da cidade de Detroit.

Tudo começou quando, em 1964, Vincent se juntou com seus amigos Glen BuxtonDennis Dunaway, John Speer e John Tatum para participar, sem comprometimento, de um show de calouros anual em Phoenix sob o nome de The Earwigs. Dublando músicas dos Beatles e vestidos como seus integrantes; eles venceram o concurso e gostaram de estar no palco, por isso mudaram o nome da banda para The Spiders e decidiram criar suas próprias músicas.
  
Então, com Vincent no vocal, Glen e John Tatum na Guitarra, Dennis no Baixo e John Speer na bateria, eles começaram a fazer apresentações em clubes e bares da cidade. Depois de um ano, eles gravaram seu primeiro single, "Why Don't You Love Me", um pouco depois de terminarem o colegial, Vincent mudou seu nome pra Alice Cooper. Passou a usar esse nome tanto para fins comerciais como também em sua vida particular, já que o registrou em cartório alguns anos depois.

Em 1966 John Tatun sai da banda e Michael Bruce fica em seu lugar, nessa mesma época o grupo lança a canção "Don't Blow Your Mind", que se tornou sucesso na rádio local e assim o grupo começou a constantemente viajar para a cidade de Los Angeles para fazer apresentações até se mudar para lá definitivamente em 1967, após Neal Smith assumir o cargo de baterista e a banda mudar seu nome para The Nazz, lançando a canção "Wonder Who's Lovin' Her Now".

No ano seguinte o grupo finalmente troca de nome, e assim começa a ser conhecido por Alice Cooper. Com o tempo a banda ficou bastante marcada por suas apresentações um tanto diferente, como um perfil de palco da banda inspirado em filmes de terror e também criou seu próprio visual gótico e sombrio. Além disso, as apresentações do grupo foram apelidadas de “teatro do terror”, pelo uso de vários elementos performáticos baseados em filmes de terror realizadas ao vivo, como guilhotinascadeiras elétricascobras vivasbonecas voodoo, sangue falso e muitos outros, com Alice vestindo roupas obscuras e ornamentadas com coisas como patas reais de aranha, cobras vivas, correntes, etc.

Depois de tanta história, vamos logo ao ponto, o álbum mais famoso e aclamado do grupo foi School's Out de 1972. Esse álbum fez o grupo chegar ao  2º lugar da Billboard 200 e 7º lugar da Billboard Hot 100, levando a banda a realizar uma turnê por ginásios e arenas na América do Norte e na Europa.

 
Em minha opinião, as faixas que mais marcaram o álbum foram “School's Out” (É a primeira faixa do disco e pra mim é a melhor, adoro),”Gutter Cat Vs. The Jets” (Adorei o instrumental, mas o que mais se destacou para mim foi o baixo na introdução e o riff no meio da música), “Blue Turk” ( O solo de saxofone faz com que a canção tenha alguns elementos bem característicos com o blues, achei bem legal), “Street Fight” e “Grand Finale” (Essas duas faixas são dois instrumentais bem elaborados, com instrumentos de metal e cordas. Achei muito bom) e a ultima “My Stars” (Com aquela levada glam metal, curti muito o solo de guitarra).
Voltando ao Reino Unido, no ano de 1965 se formava umas das bandas que iria deixar seu nome no rock pra sempre. Essa banda foi a Pink Floyd.

 
O Pink Floyd nasceu na cidade de Cambridge, em 1965,e é um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo. A banda foi induzida ao Hall da Fama do Rock and Rollem 1996. A formação original do grupo, consistiu dos estudantes Roger WatersNick MasonRichard Wright e Syd Barrett.

No início, tornaram-se bastante populares tocando no cenário underground londrino, no fim dos anos 60. Sob a liderança de Barrett, lançaram dois singles ("Arnold Layne" e "See Emily Play") e um bem-sucedido álbum de estreia, The Piper at the Gates of Dawn, de 1967. O nome Pink Floyd é a abreviação de The Pink Floyd Sound, nome sugerido por Barrett em homenagem a dois músicos de blues admirados por ele: Pink Anderson e Floyd Council.
Em 1968, o guitarrista e vocalista David Gilmour juntou-se à banda, assumido o lugar de Barrett que saiu devido ao seu estado de deterioração mental, agravado pelo uso de drogas. Com a saida de Barrett o principal letrista do grupo, Roger Waters tornou-se o principal compositor e líder conceitual do grupo, com Gilmour assumindo a guitarra solo e parte dos vocais. Com essa formação o Pink Floyd atingiu o sucesso internacional com álbuns como The Dark Side of the MoonWish You Were HereAnimals e The Wall.
Desses maravilhosos álbuns decidir falar sobre um dos mais conhecidos e do mais gostoso de ser ouvir, The Dark Side of the Moon.

 
O álbum foi o primeiro a chegar ao 1º lugar das paradas dos Estados Unidos, e até dezembro de 2006 havia acumulado 15 milhões de unidades vendidas no mercado americano, tornando-se um dos álbuns com melhor desempenho comercial da história dos Estados Unidos. No mundo todo, Dark Side superou 40 milhões de cópias vendidas. O álbum ficou no Top 200 da Billboard por 1094 semanas (incluindo 591 semanas consecutivas, de 1976 até 1988), um feito sem precedentes que estabeleceu um record mundial. Ele também permaneceu 1301 semanas nas paradas do Reino Unido e, apesar de não ter passado da 2ª posição lá, foi extremamente bem recebido pelos críticos.

As faixas que mais se destacaram pra mim foram "Money" e "Time" ( Devido aos Slides Guitar ambas tenha um som bastante melancólico,também o saxofone da primeira mostra a influência do jazz), “Any colour you like” (Essa canção é instrumental, que valoriza os demais os diferentes efeitos de guitarra), "The Great Gig in the Sky" (Conta com  Clare Torry nos vocais principais, que ajuda a diversificar a textura do álbum), "On the Run"  (Essa é tocada praticamente inteira em um único sintetizador, que por sinal faz muita diferença de timble) .
E finalmente chegando ao Brasil, temos uma das bandas pioneiras no rock no nacional: Os Mutantes.
Em 1966, na cidade de São Paulo é formada a banda brasileira de rock psicodélico, durante o Tropicalismo.  Em sua primeira formação estava presente Arnaldo Baptista (baixo,teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais). Também mais tarde participaram do grupo Liminha (baixista) e Dinho Leme (bateria).
A banda foi considerada um dos principais grupos do rock brasileiro, com forte influência dos Beatles. O grupo foram os pioneiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irreverência.
Tudo começou quando os irmãos Arnaldo Baptista e Cláudio César Dias Baptista, juntamente com Raphael Vilardi e Roberto Loyola, fundaram o grupo The Wooden Faces. Um ano depois, conheceram e convidaram Rita Lee - então no Teenage Singers - a integrar a banda. Ainda entraria no grupo Sérgio, o caçula na família Baptista.
A nova banda passou a se chamar Six Sided Rockers, depois O Conjunto e O´Seis. No mesmo ano ano, Cláudio César, Raphael e Roberto deixariam o grupo. Arnaldo, Rita e Sérgio mantiveram o grupo, que foi rebatizado com o nome definitivo de Os Mutantes, dado pelo próprio Ronnie Von, antes da estréia na TV. O grupo até então chamava-se OS BRUXOS e a sugestão veio do livro O IMPÉRIO DOS MUTANTES, de Stefan Wul, que Ronnie estava lendo na época.
O disco mais consagrado do grupo foi A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado de 1970. Que é um marco na carreira do grupo, que tenta se distanciar do tropicalismo e abraçar de vez o rock.
 As faixas que mais se destacaram para mim foram “Ando Meio Desligado” (Que foi o grande sucesso desse álbum, que mais tarde foi regravado por diversos artistas), “Ave Lúcifer” (Bem calma e tranquila com uma letra bem doida, porém interessante), “Chão de Estrelas” (Que é uma regravação de Sílvio Caldas e Orestes Barbosa, que foi muito criticada pelos críticos e puristas daquela época), “Desculpe Baby” (Com uma harmonia calma, e um timbe de guitarra bem legal). 
- Jefferson Arcanjo

Um comentário:

  1. Tropicalismo foi uma época maravilhosa , maioria dos cantores desse tempo são ouvidos até hoje no Brasil , gosto de muitos deles *-* E adoro outros artistas citados no post ! Muito Bom , adorei!
    Beijos , Anna!
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Por favor, respeite a política de comentários e não faça spam! Comentários do tipo "segue de volta?" "conheça meu blog" e similares serão deletados imediatamente e não retribuídos. Leia meu post e faça um comentário pertinente sobre ele e deixe seu link para que possa retribuir.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos