terça-feira, 7 de maio de 2013

Fallen in the Studio #7 Eric Clapton + The Who


Em 30 de março de 1945,Ripley nascia Eric Patrick Clapton ou mais conhecido por Eric Clapton.

Considerado o segundo melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone. Tendo uma grande ligação diretamente com o Blues, Eric Clapton foi considerado como inovador pela crítica e pelos fãs ao longo de sua carreira.
Tudo começou quando durante a catequese ouviu pela primeira vez os cânticos ingleses, entre eles Jesus Bids Us Shine, o seu favorito. Desde então se apaixonou pela música, seu primeiro instrumento, a flauta doce, que lhe proporcionou um prêmio ao tocar Greensleeves. Aos treze anos de idade, ganhou seu primeiro violão da avó, Rose. Apesar da dificuldade inicial com o instrumento, e bastante influenciado por canções antigas de blues e com um pequeno gravador, Clapton se esforçava para aprender até o ponto em que estivesse tocando igual aos artistas originais. Isso o ajudou a desenvolver sua técnica e, em pouco tempo conseguiu dominar o instrumento.
Depois de tocar em varias bandas, Clapton ficou apenas fazendo participações, sua primeira foi em "While My Guitar Gently Weeps", lançada no White Álbum dos Beatles. Uma segunda participação em outro super grupo, o Blind Faith (1969), com Baker, Steve Winwood e Rick Grech, resultou em um álbum e uma turnê norte-americana. Logo depois passou a viajar em turnê como convidado do grupo americano Delaney and Bonnie and Friends. Ele tornou-se amigo íntimo de Delaney Bramlett, que o encorajou a voltar a compor e a cantar. Depois de uma longa história (bota longa nisso) chegamos chegar aonde deveríamos, um dos álbuns mais aclamado pela critica e vencedor do Grammy de 1993 foi: MTV Unplugged.
Em minha opinião, o álbum consegue mostrar muito bem quem foi Clapton, tem uma pagada de blues com uma pitadinha de folk. As faixas que mais me chamaram a atenção foram Signe (É um instrumental muito bem elaborado, com uma levada bem dançante), Before You Accuse Me (Essa tem aquela essência do blues), Tears in Heaven (A melhor faixa do disco, uma das canções mais conhecidas de Clapton), Lonely Stranger ( Que é um pouco mais tranquila, porém é gostosa de se ouvir), Running On Faith (Adorei os slides dessa muito legal, literalmente viajei nessa canção).  
Outra banda que marcou a década de 60, a ponto de ser considerada uma das melhores bandas de rock and roll foi o The Who.


Em 1964, foi formada no Reino Unido, The Who que em sua formação original era composta por Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). O grupo ganhou bastante fama internacional por causa de suas apresentações bem diferente, tudo isso por arrebentar completamente seus instrumentos no final dos shows (especialmente Townshend, cuja destruição de guitarras tornar-se-ia um clichê do rock, e o alucinado Keith Moon, mandando seu kit de bateria pelos ares).
álbum que vamos falar desse grupo é o conceituado ópera rock , Tommy de 1969, que foi o primeiro do grupo a alcançar sucesso comercial. As faixas que mais se destacaram para mim foram Overture (um instrumental com mais de cinco minutos), The Acid Queen (Adorei a guitarra rítmica, bem leve com um bom timbre), outra faixa que eu adorei as guitarras foi Sensation e Pinball Wizard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, respeite a política de comentários e não faça spam! Comentários do tipo "segue de volta?" "conheça meu blog" e similares serão deletados imediatamente e não retribuídos. Leia meu post e faça um comentário pertinente sobre ele e deixe seu link para que possa retribuir.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos