segunda-feira, 27 de maio de 2013

Fallen in the Studio #10 Heavy Metal e Progressivo em Alta.


Hoje vamos falar de três bandas que marcaram a década de 60, a primeira são os canadenses que tem um som entre o heavy metal e o metal progressivo. Já a segunda é considerada como uma das melhores bandas do metal, e a terceira e última veio direto da Alemanha e fez muito sucesso com seu som pesado e com um vocal melódico. 

Em agosto de 1968 na cidade de Toronto, no Canadá é formada a banda Rush.

 
O grupo é composto pelo baixista, tecladista e vocalista principal Geddy Lee, pelo guitarrista e backing vocal Alex Lifeson e pelo baterista,percussionista e letrista Neil Peart. A banda é conhecida pelas habilidades instrumentais de seus membros, composições complexas e letras ecléticas, que abordam pesadamente a ficção-científica, fantasia e filosofia, dirigindo-se a assuntos humanitários, sociais, emocionais, e ambientais.
A banda já ganhou um número considerável de Juno Awards, e foi adicionada ao Canadian Music Hall of Fame em 1994. Ao longo de sua carreira, os membros foram reconhecidos como sendo alguns dos melhores em seus respectivos instrumentos, com cada membro ganhando vários prêmios em diversas publicações especializadas. Como um grupo, Rush possui vinte e quatro certificações de ouro e quatorze de platina (três multi-platina) registrada. Segundo a RIAA, o Rush é o terceiro colocado nas estatísticas de vendas de álbuns consecutivos de ouro ou platina por uma banda de rock, atrás apenas de The Beatles e The Rolling Stones. O grupo também se classifica na 78ª posição de números de vendas de CDs nos Estados Unidos, com mais de 25 milhões de unidades.  Embora o número total de vendas não são calculadas por uma única entidade, a partir de 2004 várias fontes da indústria mundial estimaram as vendas em mais de 40 milhões de unidades.

Tudo começou quando em Setembro de 1968, com o baixista e vocalista principal Jeff Jones, o baterista John Rutsey e Alex Zivojinovich (guitarra e vocais de apoio), mais conhecido pelo nome artístico de Alex Lifeson. O irmão de Rutsey sugeriu o nome Rush, assim batizando e decretando. no mesmo ano, Jones foi substituído por um amigo de Lifeson, Gary Lee Weinrib – mais conhecido de Geddy Lee. Depois de várias reformulações na formação, o oficial foi feita em maio de 1971, constituída de Alex Lifeson, Geddy Lee e John Rutsey. 
Depois dessa longa história vamos direto ao ponto, o álbum que foi o ápice do grupo. Em 1981 com o lançamento de Moving Pictures.  Com esse álbum a banda ofereceu a moda de acessibilidade entre as músicas e um comercial rock progressivo, que fez com que a banda chegasse a uma fama enorme.


As faixas que se destacaram para mim foram “Tom Sawyer” (É a música mais conhecida da banda, além de ter um instrumental muito bom), “Red Barchetta” (Com um vocal bem marcante, além, claro, do instrumental impecável), “Limelight” (Com uma levada bem rock n’ roll, essa faixa levou boas críticas satisfatórias dentre ouvintes de rádio e fãs), e por ultimo “The Camera Eye” (Essa aqui tem um ato nível em sintetizadores que é bem legal outro ponto bem marcante é que essa faixa tem onze minutos de duração, muito bom).

Nossa próxima banda é o Judas Priest.


Formada em Birmingham, nos meados de 1969. Formada por originalmente Al Atkins (vocalista), K.K. Downing (guitarrista), Ian Hill (baixista) e John Ellis (baterista). O nome Judas Priest (baseado no nome de uma música de Bob Dylan, The Ballad Of Frankie Lee And Judas Priest) já havia sido usado por uma banda anterior de Atkins e Ellis, que logo sairiam da nova formação, dando lugar a Rob Halford (vocalista) e John Hinch (baterista)(baterista) e o guitarrista, Glenn Tipton (as guitarras dobradas seriam mais uma marca a ser imitada entre as bandas de heavy metal inglesas que se seguiram).
A banda Judas Priest pode ser considerada uma das precursoras do heavy metal moderno. O Judas Priest foi uma das mais influentes bandas de heavy metal dos anos 70 encabeçando a New Wave Of British Heavy Metal ou simplesmente NWOBHM(Nova Onda do Metal Britânico) no final da década de setenta. Tratou-se da primeira banda a unir o peso e temática violenta criados pelo Black Sabbath à velocidade de alguns grupos de rock como o Led Zeppelin, adicionaram uma frente de ataque com duas guitarras e também foram os responsáveis pela retirada do blues característico de grupos de hard rock britânico dos anos 70 formado pela tríade Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Foram também responsáveis pela adoção das roupas de couro com adereços de metal cromados e correntes advindos do punk rock entre os apreciadores de rock 
Em 1976 o grupo lança seu álbum de maior repercussão Sad Wings of Destiny.


O álbum é até hoje eleito por muitos como o melhor trabalho da banda. Foi talvez um dos mais pesados já realizados pelo grupo, e foi à entrada par a banda no mundo do heavy metal.  As faixas que mais se desatacaram foram “Victim of Changes” (Considerada por muitos como a melhora faixa do disco, além claro de ser o hino do estilo. O vocal com a junção do instrumental ficou perfeito), outra faixa também bastante legal é “The Ripper” (Com um dueto de guitarra na introdução, além de solos bem impressionantes), e por último as faixas “Tyrany”, “Island of Domination”,e “Dreamer Deceiver” que além de terem marcado a história da banda, também mostram o som do grupo.
  
E fechando com os anos 60, a banda alemã Scorpions.


No ano de 1965 em Hanôver, Alemanha foi fundada o grupo pelo guitarrista Rudolf Schenker, sendo a primeira banda de hard rock formado no país germânico. Tudo começou quando o guitarrista Schenker foi a procura de integrantes par uma banda, isso ainda na sua idade escolar. Um ano após a criação do grupo, ele deu o nome de "Scorpions", porque ajudaria o grupo a ser reconhecido internacionalmente. No começo ele também era vocalista do grupo, que era composto por Wolfgang Dziony (bateria), Karl-Heinz Vollmer (guitarras) e Achim Kirshing (baixo).

Nos anos 1965 e 1967 no norte da Alemanha, a banda realizava shows tocando covers. Nos próximos meses, os Scorpions se dedicaram a fazer suas próprias composições, e ao contrário de outros grupos de seu país, suas letras são totalmente em inglês, porque era a única maneira de se tornarem conhecidos na Europa Ocidental. Em 1969 o irmão mais novo de Rudolf Schenker, Michael Schenker entrou na banda no lugar de Karl-Heinz, enquanto Klaus Meine se tornou o novo vocalista. Um ano depois, Lothar Heimberg substituiu Achim Kirshing no baixo. Em 1971 , o a banda gravou três músicas, incluindo "I'm Going Mad" e "Action", que foram lançados apenas na Alemanha. Após a pequena recepção positiva, assinaram um contrato de gravação em 1972 com o produtor Conny Plank, e lançaram seu primeiro LP, Lonesome Crow.

Depois disso banda entrou em turnê por 136 dias em algumas cidades da Alemanha Ocidental, abrindo shows. Logo depois Schenker sai da banda, o grupo ficou um pouco parado. Em 1973, Rudolf e Meine, os únicos remanescentes do Scorpions, convidaram Roth a entrar na banda como guitarrista como na última turnê, mas ele rejeitou a proposta, preferindo ficar na sua própria banda, Dawn Road. Rudolf estava muito entusiasmado em trabalhar com Roth, mas com menos espírito de "reviver" os Scorpions, ele juntou-se a sua banda como um membro ativo. Os outros membros da banda eram o já mencionado Uli Jon Roth na guitarra, além de Jurgen Rosenthal na bateria, Francis Buchholz no baixo e Achim no teclado. Apesar de não querer voltar para a antiga banda, Roth convence Klaus Meine a entrar no grupo. Apesar de ter mais membros do Dawn Road do que do Scorpions, eles decidiram continuar usando o nome do último, por ser mais conhecido no cenário musical alemão.

Em 1974, o grupo assinou um contrato com a RCA Records e lançou quatro álbuns, Pulando um pouco no tempo. Em 1984 veio o maior sucesso da banda, tudo isso graças ao álbum Love at First Sting, que ganhou platina tripla nos Estados Unidos.

 
O álbum vendeu tanto que só na França vendeu 1.700.000 cópias, conseguindo certificação de platina poucos dias após o seu lançamento no país. Varias faixas tiveram boa recepção dos fãs, transformando-as em clássicos do heavy metal e hard rock. As faixas que se destacam nesse álbum são “"Bad Boys Running Wild" , " Big City Nights " e “I'm Leaving You” (Que além de ter uma boa critica dos fãs, tem um instrumental muito bom com solos de guitarras e riffs muito bem executados), outra faixa bem legal é “Rock You Like a Hurricane" (Que ficou 26 semanas na Billboard Hot 100 e na revista Rolling Stone, além de ser um dos clássicos da banda), e por ultimo que também se destaca a "Still Loving You" (Uma canção expoente fundamental do estilo de balada que só na França vendeu 1.700.000 cópias, conseguindo certificação de platina poucos dias após o seu lançamento no país).
- Jefferson Arcanjo

Um comentário:

  1. Oiee
    Não curto muito essas bandas, sou mais AC/DC e Iron Maiden, mas de vez em quando escuto Scorpions
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Por favor, respeite a política de comentários e não faça spam! Comentários do tipo "segue de volta?" "conheça meu blog" e similares serão deletados imediatamente e não retribuídos. Leia meu post e faça um comentário pertinente sobre ele e deixe seu link para que possa retribuir.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos