terça-feira, 16 de abril de 2013

Fallen in the Studio #4 Invasão Inglesa

Oi, gente! Bom, pra começar, queria me desculpar pela ausência aqui no blog neste fim de semana. Sábado aconteceram coisas que me deixaram totalmente sem cabeça pra escrever post nenhum e como não tinha nada programado, acabei não conseguindo postar nada. Domingo, bom, o Jeff teve alguns problemas pessoais que impediram que ele me entregasse o artigo a tempo, ele só conseguiu me mandar hoje.
Beijos,
Carol.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Ainda nessa edição vamos falar sobre artista da década de 60, porém hoje vamos falar sobre duas bandas que são consideradas as melhores de todos os tempos. Então vamos logo começar. 
Antes da história continuar na América, é preciso se deslocar para a Inglaterra. Desde o início da década de 1960, o país apresentava uma movimentação no cenário do rock, bandas se apresentando nos pubs (bares) londrinos.
A primeira são quatro garotos de Liverpool, que fez muito sucesso inicialmente na década de 60.
The Beatles

 Tudo começou um pouco ante da década de 60, em 1956 John Lennon formou o conjunto The Quarrymen. O grupo era formado por Paul McCartney e George Harrison como guitarristas, Stu Sutcliffe no baixo e o baterista Pete Best.
No ano de 1960 foi que The Quarrymen deixa de existir; em seu lugar, surge uma “banda profissional de rock’n’roll’, os Beatles”. O nome foi uma combinação da palavra beetle (besouro) com uma expressão comum à época para o rock: música beat. A referência aos insetos foi uma homenagem ao grupo de Buddy Holly, chamado Crickets (grilos). 
Em 1962, os Beatles foram tocar em Hamburgo, Alemanha, quando encontraram o baterista Ringo Starr, que tocava com os Hurricanes. Pouco tempo depois, ele substituiria Pete Best.
Finalmente em agosto deste mesmo ano, o grupo entraria nos estúdios de Abbey Road para a gravação do primeiro compacto da banda, com as músicas P.S. I Love You e Love me Do. Nesta época, Stu Sutcliffe havia deixado os Beatles e Paul tomou a posição de baixista do grupo. 
Dali pra lá todos nós já conhecemos a história, o foco de hoje é o álbum mais aclamado dos the Beatles. Em 1967, depois de alguns desentendimentos eles se reuniram novamente para a produção do álbum que mudaria definitivamente os padrões do rock’n’roll: o experimental Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.
Na verdade, este álbum foi concebido como a materialização de uma fantasia dos quatro integrantes da banda, que introduziram elementos artísticos inovadores em cada uma das canções. Ele foi composto como uma colagem, em que o trabalho do produtor George Martin foi fundamental para tornar possíveis as experimentações sonoras pretendidas pelos Beatles. 
Na música A Day in the Life (a última faixa), por exemplo, a banda quis introduzir no final uma nota audível somente pelos cachorros; realmente, fica a impressão de um espaço “vazio” quando se escuta esta música.
A capa de Sgt Pepper’s também demonstra o experimentalismo pretendido pelo grupo; personagens admirados pelos Beatles, como Karl Marx, Jung, o Gordo e o Magro, William S. Burroughs, Aldous Huxley, amigos como Dylan, Sutcliffe e os Rolling Stones, povoam a colagem de um retrato acima de um jardim de maconha (imperceptível aos executivos da gravadora).
As faixas que em minha humilde opinião merecem destaque são: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (em minha opinião é a melhor faixa do disco, tanto que ganha uma reprise nesse álbum como a faixa 12, porém um pouco mais rapidinha), Lucy in the Sky With Diamonds (que fica variando, tem momentos calmos e rápidos), She's Leaving Home (por causa de seu instrumental faz lembra um pouco música clássica), Within You, Without You (parece ter uma influençia do guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, que ficou bastante amigo dos Beatles em agosto de 1967).
Entretanto, não só do sucesso dos Beatles vivia a Inglaterra. Rolling Stones e The Who são exemplos de grupos que surgiram na década de 60 e que marcaram o rock em muitos sentidos. Mas primeiro vamos falar sobre os Rolling Stones

O verso de uma canção de blues de Muddy Waters – rolling stones gather no moss (pedras que rolam não criam musgo) - dá o nome ao conjunto fundado pelo guitarrista Brian Jones, após sua saída o atual vocalista Mick Jagger, torna-se o líder da banda. 
The Rolling Stones se formaram em 12 de julho de 1962, a banda é considerada uma das mais importantes da chamada Invasão Britânicas, ao lado dos Beatles. Com mais de 50 anos de careira e com varias polemicas e confusões ao longo dos tempos, Os Stones conseguiram o status de "A Maior Banda de Rock do Mundo".
Suas influências vieram do blues, mas ao longo do tempo houve varias mudanças como: rock and roll, rhythm and blues, rock psicodélico e a influência negra que é uma das marcas do grupo. Além da sensualidade e certa androginia, características da performance de Jagger.
Agora vamos falar sobre o melhor álbum dos Stones sinceramente foi um pouco difícil dizer qual foi o melhor álbum, pois encontrei algumas opiniões diferentes.
O álbum duplo Exile on Main Street (1972).

 Considerado por muitos, e pelo próprio Jagger, como o melhor álbum da banda pela sua consistência, plasticidade e versatilidade dos músicos, o qual produz, entre outras, a música Tumbling Dice, obrigatória em qualquer show dos Stones até os dias de hoje. 
As Faixas que mais me chamaram a atenção do primeiro cd foram: Tumbling Dice (Faz lembra um pouco de Soul Music, bem legal os vocais), Torn And Frayed (Uma balada de violão, totalmente Folk), Sweet Black Angel (Essa tem um dedilhado de violão muito interessante), Shine A Light (Pra mim essa foi a melhor, com um piano excelente), Shake Your Hips, Rip This Joint (Totalmente calçadas no Blues).
Do segundo cd foram: Plundered My Soul, Dancing In The Light (Com uns arranjos de guitarra muito bem elaborados), Following The River (Um pouco mais calma, mas muito rico no seu instrumental) e a última Title 5 (Com riffs bem legal e efeitos ótimos).
- Jefferson Arcanjo

4 comentários:

  1. 800 músicas da minha playlist de 1200 são inglesas!!! HAHAHA
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. Olha eu adoro tanto Beatles quanto The Rolling Stones, acho as duas bandas maravilhosas! Não sabia a curiosidade em relação ano nome dos Beatles, achei bem legal ^^
    Mas bem, vou ser polêmica só numa coisa: não acho os The Rolling Stones a maior banda de rock do mundo rs tem várias outras que são épicas como Pink Floyd e Led *-*

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    Muitos corações para esta postagem!!!

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente, Beatles é VIDA. Uma das melhores bandas que já existiu e se depender de mim e dos meus filhos, porque passarei pra eles quando tiver, será para sempre. kkkkkk

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir

Por favor, respeite a política de comentários e não faça spam! Comentários do tipo "segue de volta?" "conheça meu blog" e similares serão deletados imediatamente e não retribuídos. Leia meu post e faça um comentário pertinente sobre ele e deixe seu link para que possa retribuir.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos