domingo, 7 de abril de 2013

Fallen in the Studio #3 Muita Polêmica e bastante Rock 'N' Roll


Continuando nessa etapa (década de 60), outro importante artista foi nada mais nada menos que: Jimi Hendrix.  
Ele é considerado como um dos 100 melhores guitarrista de todos os tempos, influência para muitos outros que vieram nas décadas seguintes.
Hendrix inaugurou o virtuosismo nas canções de rock; o uso de tecnologia para a distorção de sons, apresentações de contorcionismos com a guitarra e o visual extravagante foram marcas registradas deste astro do rock.
Em 1967, o grupo formado por Hendrix na guitarra e vocal, Noel Redding no baixo, eventualmente guitarra e vocais base, e Mitch Mitchell, na bateria, percussão e backing vocals lança seu primeiro álbum, Are You Experienced, esse álbum fez muito sucesso, e só não alcançou o número 1 porque foi barrado pelo Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos The Beatles (assunto da próxima semana).
O álbum é considerado por muitos o melhor álbum de estréia de todos os tempos, e foi eleito o quinto álbum mais importante da era do rock pela VH1 em 2001, além de estar em décimo quinto lugar na lista da revista Rolling Stone na categoria 500 Greatest Albums Of All Time (tradução livre: Os 500 melhores álbuns de todos os tempos). Outra edição da revista, publicada anos anteriormente em 1987, consagrou o álbum sendo o quinto na categoria Melhores Álbuns dos últimos 20 anos. O álbum está também incluso no livro 1001 Álbuns para você ouvir antes de morrer.
Fonte
As faixas que se destacaram pra mim foram: Red House (que é totalmente Blues, e com varias frases de guitarras muito bem elaboradas), Can You See Me e Fire (que são bem rápidas e bem interessantes), Remember (a balada do disco), Are You Experienced (faixa título do álbum). Essa música tem um solo de guitarra que mostra algumas de suas técnicas. E por ultimo a minha favorita: Hey Joe, que também foi gravada alguns anos depois pela banda de rock nacional: O Rappa. O instrumental dela é muito empolgante, tem uma pegada de Hard Rock.

Outro artista bem marcante, ou melhor dizendo, bem polêmico foi a banda: The Doors.
The Doors foi outro grupo que surgiu em 1967 e teve uma curta, porém marcante carreira. Formada por Ray Manzarek (teclados), Robby Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria) e por Jim Morrison, vocalista e líder da banda que sempre mostrava grande sensualidade no palco.
A banda começou quando o vocal Jim Morrison estudante
da escola cinematográfica UCLA encontra por acaso Ray Manzarek, em Venice Beach, Califórnia em Julho de 1965.
O teclista Ray Manzarek estava numa banda chamada Rick And The Ravens com o seu irmão Rick Manzarek, enquanto Robby Krieger e John Densmore tocavam com os The Psychedelic Rangers e conheciam Manzarek das aulas de yoga e meditação.
Em agosto, o The Doors foi formado, a banda retirou o seu nome do título de um livro de Aldous Huxley, "The Doors of Perception", que por seu turno havia sido 'emprestado' do verso de um poema do artista e poeta do século XIX, William Blake: "If the doors of perception were cleansed, everything would appear to man as it is: infinite" (em pt: Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria como realmente é: infinito).
O álbum de estreia da banda foi gravado em agosto de 1966 e lançado na primeira semana de janeiro de 1967, Esse foi o álbum mais aclamdo pelos os críticos e também bem polêmico.

The Doors.
Pra um começo de carreira esse album é um pouco polêmico, tudo isso se deve à última faixa do disco: The End, essa música tem mais de 11 minutos, e além disso ela tem a interpretação do drama grego "Oedipus Rex" no qual o protagonista Oedipus mata o seu pai e faz sexo com a sua mãe. A versão de Morrison consistia em "Father? Yes son? I want to kill you. Mother? I want to fuck you” (em pt: Pai? Sim filho? Eu quero matar-te. Mãe? Eu quero foder-te).
Além dessa faixa, outras bem interessantes foram: Break on Through (To the Other Side) que mistura um pouco do Rock psicodélico e Acid rock, e que também constituiu um importante avanço para o desenvolvimento dos vídeos musicais, Back Door Man, que em minha opinião é um típico blues-rock.
E por último uma das melhores faixas para mim: Light My Fire, essa é a musica mais conhecida dos The Doors, e a mais bem aclamada pelos os críticos. A música tem uma pegada bem dançante, muito bom.

3 comentários:

  1. Eu concordo, o Jimi Hendrix realmente é um dos melhores guitarristas :3

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  2. Suuuper vintage, adoroooo!!!!!

    Beijo
    Vanessa - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Por favor, respeite a política de comentários e não faça spam! Comentários do tipo "segue de volta?" "conheça meu blog" e similares serão deletados imediatamente e não retribuídos. Leia meu post e faça um comentário pertinente sobre ele e deixe seu link para que possa retribuir.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos