quinta-feira, 4 de abril de 2013

Fallen in the Library #5 O Colecionador de Ossos


Título Original: The Bone Collector
Autor: Jeffery Deaver
Editora: Best Seller (edição de bolso - BestBolso)
Gênero: Policial
Páginas:  455
Ano: 1997
País: Estados Unidos
Sinopse: O criminologista Lincoln Rhyme tem uma mente que brilha, mas um corpo que não sai do lugar. Já o assassino, além de um intelecto brilhante, tem a mobilidade de uma enguia. A missão do primeiro é impedir que o segundo continue a matar e desossar pessoas pelas ruas de Nova York.

Bom, acho que muitos de vocês conhecem o filme estrelado por Angelina Jolie e Denzel Washington que foi baseado neste livro. Eu assisti o filme há muito tempo atrás e quando vi o livro no Submarino, fiquei louca pra ler. Porém, lendo o livro, não fiquei presa ao filme como pensei. É bem verdade que quase não lembrava dos acontecimentos do filme, mas nem os personagens eu conseguia relacionar com os atores. Enfim, agora vamos falar sobre o livro propriamente dito:

Deaver criou uma história simplesmente incrível, o livro tem um ritmo tão eletrizante que fiquei completamente presa à história, queria logo saber quem era o assassino, qual seria a próxima coleção de pistas que ele deixaria, por quê etc. As cenas e as técnicas utilizadas na perícia foram contadas de uma maneira que faz com que você se apaixone por este trabalho (pelo menos, eu me apaixonei). Porém, pra quem tem estômago fraco ou se impressiona muito fácil, ler este livro pode ser um grande problema, as cenas dos crimes do colecionador são simplesmente terríveis, grotescas, nojentas,  Jeffery as descreve com detalhes e de maneira inesquecível. Você fica se perguntando como um ser humano pode ser capaz de fazer isso com pessoas que ele nem conhece.
Gostei bastante da construção dos personagens, todos tem personalidades bem fortes e interessantes. Amelia, com certeza, foi a que mais gostei. A patrulheira tem uma personalidade extremamente forte, diferente de muitos personagens, não tem receio de falar a verdade e chamar Rhyme de bacaca quando ele age como um, o que é quase sempre. Também gostei de Thom, ajudante de Rhyme, pelo mesmo motivo.

Duas coisas que podem ser problemas durante a leitura do livro são: o alto número de termos técnicos que estão relacionados ao trabalho policial, em certos pontos, pode, fazer a leitura ser bem cansativa e, na minha cópia pelo menos, existiam falhas de impressão, letras completamente apagadas =s

Mesmo assim, se você quer um suspense capaz de te prender até a última página e cheio de surpresas no final, recomendo que leiam O Colecionador de Ossos, com certeza, nunca mais verá os motoristas de táxi da mesma forma.

2 comentários:

  1. É complicado isso mesmo.
    É a mesma coisa com o livro O DOSSIÊ PELICANO, o filme é bem legal, já o livro é muito chato. Cheio de termos técnicos.

    A resenha está perfeita e muito explicativa. Adorei!!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei sabendo que tinha livro desse filme esses dias e estou louca para ler já que adorei a adaptação. A sua resenha ta bem explicativa mesmo, apontou os pontos chaves do enredo. Gostei muito!

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir

Por favor, respeite a política de comentários e não faça spam! Comentários do tipo "segue de volta?" "conheça meu blog" e similares serão deletados imediatamente e não retribuídos. Leia meu post e faça um comentário pertinente sobre ele e deixe seu link para que possa retribuir.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos