domingo, 24 de março de 2013

Fallen in the Studio #1 Os melhores albúm da história do rock - parte 1

Então, gente, como eu tinha dito, pediu ao Jefferson Arcanjo pra escrever aqui no blog sobre música e a estreia da coluna é hoje. Eu tinha falado que seria uma coluna quinzenal, mas nós dois resolvemos que ela será semanal como as outras. Espero que todos gostem e comentem. Beijos e até amanhã.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O assunto que vamos falar hoje(e nas próximas semanas) é um dos estilos musicais mais influentes de todos os tempos: o Rock.
Só que não vamos apenas falar sobre as guitarras distorcidas, os riff pesados ou a atitude, vamos falar sobre todas as etapas que o fizeram se tornar o que conhecemos hoje, cada etapa terá artistas e os álbuns mais marcantes. Se tratando disso nada mais justo começar pelos primórdios, da mistura entre: O Blues e o Country.  

1. No Início  Era Blues: rhythm and blues. (1950)


Bill Haley and his Comets
Fonte

O primeiro artista de “Rock” foi o americano Bill Haley. Em 1954, Bill Haley lança o álbum: Rock around the clock que é mais marcante de sua carreira. Com a música título, Bill Haley teve sucesso mundial, esta música também fez parte da trilha sonora do filme Blackboard Jungle (Sementes de Violência).

Fonte

Em minha opinião esse álbum é bem dançante e divertido, essa pegada de Blues nesse instrumental tornou esse álbum perfeito. Todas as músicas são animadas, as letras tratam de temas bem animados.

Pra mim, todas as faixas se destacaram, são bem animada e cheias de um fabulo instrumental. Portanto, se você quer um álbum dançante e repleto de um ótimo instrumental, esse, meu amigo, é álbum.

Outro artista bem marcante nessa etapa, ou melhor dizendo o mais importante, foi:

Elvis Presley, O Rei do Rock.
Fonte

Do nosso Rei , vamos citar dois álbuns:

O Primeiro é Elvis Presley (Self-Titled) de 1956
Fonte


O Segundo é King Creole de 1958.
Fonte

Esse dois álbuns foram bem aclamados pela crítica na década de 50. Em minha opinião, o primeiro mostra o começo da carreira de Elvis com a sensualidade presente na sua voz rouca e na sua maneira de dançar, que transformaram Elvis numa superestrela do rock, tornou-o um exemplo clássico da influência negra sobre a sociedade branca norte-americana – aspectos para os quais chama a atenção.

As faixas do primeiro álbum que se destacaram pra mim foram: Heartbreak Hotel, I Want You I Need You I Love You (Essa duas primeiras conquistaram o primeiro lugar das paradas de sucesso no ano de 1956),I Love You Because, My Baby Left Me e Blue Suede Shoes (A última é uma das melhores pra mim.)

Do Segundo álbum foram: King Creole, Hard Headed Woman e As Long As I Have You (Que é a faixa mais linda do álbum).
- Jefferson Arcanjo

8 comentários:

  1. Adorei o post!! Super informativo! E sobre uma época que adorei na música!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou. Domingo que vem tem mais sobre a história do rock, não esqueça de vim conferir!
    Beijos e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  3. Olha só, é sempre bom conhecer cada vez mais,sobre a referencia das expressões de Cultura atribuída ao Rock.

    ResponderExcluir
  4. Elvis é Elvis, não tem pra ninguém! ;)
    Eu gosto de mais de rock clássico, faz mais o meu estilo...

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de rock clássico então adorei seu post. Na próxima postagem você podia falar do Pink Floyd, que tal?
    A história deles é bem legal e as letras super críticas. Tem clipes maravilhosos do Pink Floyd, verdadeiras obras de arte.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maressa, iremos manter uma ordem cronológica na coluna por enquanto, dividindo por eras. Mas com certeza Pink Floyd vai aparecer por aqui, só ligada.

      Beijos

      Excluir
  6. Poo bem Legal gostei Bastante .. so Falta Falar sobre Ac/dc , Black Sabatth entre outras ..

    ResponderExcluir
  7. Show ! Falando em Blues lembrei do lendário B.B.King. Tirei certas influências musicais através dele e outras bandas ótimas. Tem meu like (y) !

    ResponderExcluir

Por favor, respeite a política de comentários e não faça spam! Comentários do tipo "segue de volta?" "conheça meu blog" e similares serão deletados imediatamente e não retribuídos. Leia meu post e faça um comentário pertinente sobre ele e deixe seu link para que possa retribuir.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos